terça-feira, 24 de março de 2009

Modaskavalu faz hoje 1 ano


Modaskavalu faz hoje 1 ano e seu autor 32 anos
Quando Mahecuane e Fany, gravaram em 1955 a melódica e estonteante música modaskavalu, por sinal nome do Blog, podem tê-lo feito na espontaneidade e neura que lhes caracterizava, mas, o que não podiam calcular, é que, volvidos 54 anos, a música, mantivesse o mesmo sabor e encanto.

De facto, a música modaskavalu recusa-se a decadência em massa da nação cultural, e é este, o espírito do blog, que é de trazer o sentimento de imortalidade dos nossos lídimos sabores musicais, traduzir a voz dos seus fazedores, vasculhando-lhes os sentimentos, o interesse social, a faceta poética, a beleza e estilo da sua composição, dor, alegria, sofrimento; a verdade humana.

Assim, Modaskavalu é uma compensação para as minhas dores. Dores de toda a babel de sonoridades inexpressivas que nos invadem diariamente, na rádio, televisão, na rua e mesmo quando dormimos.

Hoje, o blog, faz hoje 1 ano de vida, idem, para o seu autor, que faz, 32 anos, os dois nascemos no dia 24 de Marco.
Ora, não seria de bom alvitre, que os dois, não viéssemos aqui, neste baile, onde sempre dançamos a boa música com os bons amigos, para juntos festejarmos.

Nesta altura, que o tempo me escasseia e mesmo assim, não pude evitar passar por aqui, para celebrar convosco, meus bons amigos do Modaskavalu, (que quando o tempo, permitir, farei a questão, de trazer o nome de cada), e dizer obrigado, por vocês estarem sempre ai, e sempre dispostos, a darem pouco do vosso precioso tempo para o Modaskavalu.

O meu eterno Khanimambo.

16 comentários:

Bayano Valy disse...

khanimambo digo eu. o modaskavalu proporciona-nos com uma outra perspectiva da sub-cultura musical moçambicana com as suas observações, análises e opiniões. khanimambo por partilhares esta tua paixão pela nossa boa música connosco. é mesmo um ano? a profundidade com que calcorreas o espectro musical moçambicano é única e tua - noto com agrado que nesse espectro não entra essa vergonhice pandza-dzukuta. enfim, quero desejar ao modaskavalu e a ti amosse um feliz aniversário. aqui talvez fosse melhor perguntar se a obra é maior que o homem ou este maior que a obra.
abração e muita festa.

Júlio Mutisse disse...

....

....

....

....

Para o amigo Amosse, uma salva de palmas (pelos 32 e pelo 1º do Modaskavalu).

amosse macamo disse...

amigo Bayano muito obrigado...muito mesmo.
pena que o tempo me foge, senao tirava todas as minhas magoas sobre pandzeiros e dzukuteiros

amosse macamo disse...

amigo Muthisse, na khensa nghopfu swinene!

Sueli Borges disse...

parabéns a voce, amosse, vida longa e muita música ao blog!
abraços,

Nyabetse, Tatinguwaku disse...

Muitos parabéns por um espaço maravilhoso.
Beijocas :)

Nyabetse, Tatinguwaku disse...

E muitos parabéns pelo teu aniversário, mas é claro! Felicidades, sucessos e muita saúde.

amosse macamo disse...

Obrigado Sueli, estimulante quando os parabens vem do outro lado do atlantico, havera sempre musica no Modaskavalu, sempre

amosse macamo disse...

Nyabetse, primeiro o Modaskavalu e por ultimo eu nem mana? esta me fez lembrar no tempo de cheias em Mocambique, quando um Governador ao dar o balanco, dizia que perdemos 17 cabecas de gado e tres pessoas, rs rs rs rs rs rs
sei que esse nao foi o seu caso, porque na verdade, quem apanha a boleia do outro aqui eh o Amosse; sim o Amosse aproveitou-se do Modaskavalu, para anunciar o seu aniversario e voce mana, lucida que eh apanhou-me- bjos para si

amosse macamo disse...

amigo Bayano, a obra em primeiro lugar, porque, acredito que a arte faz o pensamento e nao o contrario. abraco

Ximbitane disse...

Ja o tinha feito por outros canais, mas na minha qualidade de madrinha do Modas, hehehehe (olha a convencida), nao posso nao felicitar blog e autor, e vice-versa.

Bem hajam e longa vida

amosse macamo disse...

Ximbitane, nao ha convencimento nao, voce eh legitima madrinha do Modas, obrigado por tudo

Anónimo disse...

A swifeni, Amosse, primeiro por este espaço onde nos convidas a descobrir na fala dos nossos bardos, a riqueza poétiica, filosofica, alegorica e expressiva de canções que fomos ouvindo ao longo das nossas vidas. Creio que encontraste uma maneira extraordinária de prestar homenagem a alguns daqueles filhos de Moçambique que jamais serão esquecidos. Porque esses homens que aqui evocas conseguiram o mais difícil: impregnarem-se na moçambicanidade. Por isso que jamais serão esquecidos, pois constituem a argamassa e o espírito de Moçambique.

Obrigado por, durante estes 12 meses, teres conduzido uma caminhada que nos ajudou a confirmar que o espírito de Moçambique é forte, as suas raízes são fundas e seu substracto filosófico é belo.

Em segundo lugar, deixa-me expressar os meus parabéns pelo teu aniversário. Que vivas muitos anos para continuares a conduzir esta descoberta infinita do melhor da nossa riqueza e heranca.

A swifeni. Gabriel Muthisse.

amosse macamo disse...

Ilustre Gabriel Muthisse
As vezes me pergunto, o que torna a obra desses homens que aqui evoco, diferente da obra de maioria dos criadores de hoje?
Creio que a sua afirmação de que estes “((…) homens que aqui evocas conseguiram o mais difícil: impregnarem-se na moçambicanidade. Por isso que jamais serão esquecidos, pois constituem a argamassa e o espírito de Moçambique”), me ajuda a perceber o meu questionamento, porque, estes, viviam a obra, davam-lhe a sua alma, pintavam-na com cores de vida, faziam na sua obra uma espécie de escrita póstuma, para que fosse analisada em rigor e pormenor, eram (são ainda), verdadeiros poetas, filósofos e “cientistas sociais” de tempera rija, como ousou chamar um dia o Dr, Júlio Mutisse.
Obrigado por passar do Modaskavalu e por ter alavancado a sua temática, para outro nível.
Na khensa Muthisse

Chacate Joaquim disse...

Prazer moda. estamos sempre aqui. abraços

amosse macamo disse...

Obrigado Chacate por se manterem sempre aqui, o Modas agradece, outros abracos para si meu bom amigo